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TV Digital - Conversores e Televisores


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73 replies to this topic

#41 Phantom who walks

Phantom who walks

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Posted 24 December 2007 - 12:39 AM

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Cheque o número de série abaixo:
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Atenção!!!
Apenas os televisores da série W é que são "full HD" com resolução de 1920 x 1080 pixels.


#42 Phantom who walks

Phantom who walks

    Livre Pensador

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Posted 25 December 2007 - 04:47 PM

MUTEKI 6.4 - it's a Sony!


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HT-DDW2000

Com 4 subwoofers ativos e potência total de 1500 W RMS, o novo sistema MUTEKI de home theatre in a box modelo HT-DDW2000 tem muita força e efeito. Com duas entradas e uma saída HDMI você conecta seus produtos ao sistema e usufrui de alta definição de som. Com certeza você e sua família vão curtir seus filmes favoritos com muito mais qualidade e realidade!


Características
• Sistema: Home Theater In a Box de 6.4 canais.
• Potência: 140W RMS x 6 + 165W RMS x 4 (subwoofer).
• Subwoofer: 4 unidades ativas de 165W RMS a 6 ohms, 100Hz a 10% THD, com woofer de 25 cm cada.
• Faixa de Reprodução: de 28 Hz a 20 KHz.
• Calibração Automática do Sistema: Sim, com microfone fornecido modelo ECM-AC2.
• Decodificadores: Digital Cinema Sound, Dolby Pro-logic II, Pro-Logic Iix, Dolby Digital, Dolby Digital EX, DTS, DTS-ES, DTS Neo 6 e DTS 96/24.
• Sintonizador: AM / FM.
• Entradas: 2 HDMI, 5 Analógicas para Áudio, 3 Óptica Digital, Digital Coaxial, Analógica para 5.1 canais, 3 Video componente e 3 Vídeo Composto.
• Saídas: HDMI, Vídeo Componente, 2 Vídeo Composto e 2 Analógica para Áudio. É necessário um cabo óptico ou cabo coaxial adicional para reprodução do sinal de áudio, quando da utilização da saída HDMI.
• Acessórios Fornecidos: 1 antena monofilar de FM, 1 antena loop de AM, 3 cabos longos de caixa acústica, 3 cabos curtos de caixa acústica, 4 cabos de áudio mono, 1 cabo digital coaxial, 16 pés de apoio para caixas acústicas, 16 pés de apoio para subwoofers, 1 microfone otimizador ECM-AC2, 1 controle remoto RM-AAU013, 1 par de pilhas tipo AA, 2 caixas acústicas frontais modelo SS-MSP16, 1 caixa acústica central modelo SS-CNP16, 3 caixas acústicas sendo 2 surround e 1 surround traseira de modelo SS-SRP16 e 4 subwoofers modelo SA-WP16.
• Garantia: 1 ano, a partir da data de compra.

Destaques
Posted ImageMUTEKI
A palavra MUTEKI é proveniente do idioma japonês e significa ''sem rival'' ou ''invencível''. Muteki também pode ser interpretado ou traduzido como ''incrível'' ou ''surpreeendente''.

Posted ImageO Dolby Pro Logic IIx é o sistema que decodifica o áudio e proporciona total envolvimento ambiental a partir de fontes estéreo como CDs, videocassetes ou transmissões de TV, reproduzindo todo o realismo em 5.1, 6.1 ou 7.1 canais, em duas modalidadesm sendo ''movie'' para filmes ou '' music'' para músicas.

Posted ImageEquivalente ao Dolby Pro Logic IIx com a marca DTS, que possibilita processamento sonoro nos formatos 5.1 ou 6.1 canais de qualquer fonte de áudio estéreo que não foram gravadas em 5.1 canais, por exemplo.

Posted ImageBuscando maior fidelidade às gravações originais de CDs de áudio, a DTS criou um novo formato para decodificar os sinais de áudio para 96KHz e 24-bit. O DTS96/24 proporciona, assim, um som mais puro se comparado à maioria dos CDs de áudio, que geralmente são gravados no formato de 44,1 KHz e 16-bit.

Posted ImageO amplificador digital S-Master torna seu aparelho mais compacto e mais leve do que os aparelhos tradicionais, com menor distorção do som para volumes elevados, além de promover a redução do consumo de energia elétrica.

Posted ImageA tecnologia de auto-calibração está presente em toda a linha de Home Theaters 2006/2007 da Sony. Ela faz calibrações automáticas entre receiver e caixas acústicas, verificando a conectividade entre eles, fazendo o ajuste de nível, medindo as distâncias entre as caixas e a posição de escuta, além de fazer o ajuste de frequência em 6 bandas.

Posted ImageCinema Studio A, Cary Grant Theater, Sony Pictures Entertainment. Modo de simula as características reais desta sala, onde são editados filmes de trilhas sonoras tradicionais que não exigem muitos efeitos especiais, como romance, faroeste, etc.

Posted ImageCinema Studio B, Kim Novak Theater, Sony Pictures Entertainment. Este modo reproduz o realismo e impacto sonoro dos filmes editados nesta sala, produções de ação intensa, repletas de efeitos sonoros como aventura, suspense e ficção científica.

Posted ImageCinema Studio C, Scoring Studio, Sony Pictures Entertainment. Modo que recria a naturalidade e fidelidade de filmes como musicais ou com intensa trilha sonora, produções originalmente editadas nessa sala.

Posted ImageAtravés de medições de campos sonoros de três salas de cinema onde são produzidos os filmes da Sony Pictures Entertainment em Hollywood, a Sony possibilitou a recriação doméstica das características sonoras reais destes estúdios nos modos Studio A, B e C.

Posted ImageA saída HDMI transmite sinais digitais não compactados de alta definição de vídeo e áudio multicanal. Seu maior benefício é uma qualidade superior de vídeo e áudio com o sinal transmitido em um único cabo, simplificando as conexões de um Home Theater.

Informações Técnicas
Recursos
Potência de saída do amplificador (medido a 127V CA / 60HZ) com 6 ohms, 1 KHz, THD 10% - FRONT* (140W / canal), CENTER* (140W), SUR* (140W / canal), SUR BACK* (140W).
Entradas Analógicas com sensibilidade de 800mV e impedância de 50 kilohms.
Entrada Digital Coaxial com impedância de 75 ohms.
Saídas Analógicas AUDIO OUT com tensão de 800 mV e impedância de 10 kilohms. SUBWOOFER com tensão de 2V e impedância de 1 Kohm.
Tonalidade com níveis de ganho de ± 6dB em passos de 1dB.
Sintonizador FM com faixa de sintonia de 87,5 a 108,0 MHz, antena monofilar de cabo FM, terminais de antena com 75 ohms não balanceados e frequência intermediária de 10,7 MHz.
Sintonizador AM com faixa de sintonia de 530 a 1.710 KHz, intervalo de frequência de 10KHz, antena loop de AM e freq. intermediária de 450 KHz.
Vídeo com ENTRADAS e SAíDAS de 1Vpp e 75 ohms. COMPONENT VIDEO com Y (1 Vpp, 75 ohms), Pb/Cb/B-Y (0,7 Vpp, 75 ohms), Pr/Cr/R-Y (0,7 Vpp, 75 ohms) e 80MHz HD Pass Through.
Alimentação de 127 - 220V CA, 60 HZ. Consumo quando ligado (200W), em standby (0,3W no modo de economia de energia). Dimensões aproximadas de 430 x157,5 x 316 mm (L x A x P) incluindo partes salientes e os controles. Peso aproximado de 8,0 Kg.
Caixas acústicas FRONTAIS modelo SS-MSP16 com sistema de 2 vias, 3 unidades, magneticamente blindadas. Unidade de alto-falante composta por Woofer de 160 mm tipo cone x 2, Tweeter de 25 mm tipo corneta. Gabinete Bass Reflex e impedância nominal de 6 ohms. Dimensões 250 x 950 x 274 mm (L x A x P) e peso 14,1 Kg.
Caixa acústica CENTRAL modelo SS-CNP16 com sistema de 2 vias, 3 unidades magneticamente blindadas. Unidade de alto-falante composta por Woofer de 100 mm tipo cone x 2, Tweeter de 25 mm tipo corneta. Gabinete Bass Reflex e impedância nominal de 6 ohms. Dimensões 514 x 174 x 223 mm (L x A x P) e peso 4,9 Kg.
Caixas acústicas SURROUND e SURROUND TRASEIRA, modelo SS-SRP16 full range. Unidade de alto-falante composta por woofer de 100 mm tipo cone. Gabinete Bass Reflex e impedância nominal de 6 ohms. Dimensões 171 x 216 x 163 mm (L x A x P) e peso 1,5 Kg.
SUBWOOFERS modelo SA-WP16, sistema ativo e magneticamente blindado, com alto-falante de 250 mm tipo cone e gabinete Bass Reflex carregado com volume acústico. Saída RMS de 165W, 6 ohms, 100 Hz, THD 10%. Alimentação de 127 / 220 V CA, 60HZ e consumo de 80W. Dimensões aproximadas de 335 x 410 x 412 mm (L x A x P) incluindo o painel frontal e peso aprox. de 10,6 Kg.
Projetos e especificações técnicas sujeitos a alterações sem prévio aviso.


#43 Phantom who walks

Phantom who walks

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Posted 26 December 2007 - 05:54 PM



#44 Phantom who walks

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Posted 27 December 2007 - 04:12 PM

DÚVIDAS FREQÜENTES
TU PERGUNTAS E A PHILIPS RESPONDE

O QUE É TV DIGITAL?
É uma tecnologia moderna, que chega ao Brasil para mudar nosso jeito de ver TV. Mudar para melhor, claro. Só para começo de conversa, as imagens e os sons de nossos programas favoritos terão um enorme salto de qualidade. Sabe os chuviscos, fantasmas, interferências, chiados e cores borradas que costumam aparecer na sua telinha? Estão com os dias contados. Com a tecnologia digital, todos os canais vão "pegar" bem na sua casa. E essa é apenas uma entre as muitas vantagens que vêm por aí.

QUEM NÃO TIVER TV DIGITAL VAI FICAR SEM VER TELEVISÃO?
Claro que não! Ninguém vai ficar sem televisão da noite para o dia. A TV comum (ou analógica) funcionará normalmente até 2016. Esse é o prazo previsto pelo governo para fazer a troca definitiva do sistema analógico pelo digital. Enquanto isso, tudo continua como sempre foi: as emissora de TV aberta que você já conhece continuarão exibindo suas atrações pelos mesmos canais. A diferença é que essas emissoras passarão a transmitir sua programação também em sinal digital, para quem estiver equipado para a novidade. Aqui no Brasil, a implantação da TV Digital foi planejada para acontecer aos poucos, a fim de permitir que as emissoras, a indústria de eletroeletrônicos e, principalmente, o público absorvam essa mudança sem susto nem correria. A TV analógica só deixará de existir quando a maioria absoluta da população já tiver embarcado na onda digital.

DO QUE PRECISO PARA TER TV DIGITAL?
Antes de mais nada, sua casa tem de estar numa área que receba bem as transmissões dos canais de UHF. O passo seguinte é comprar um aparelho chamado conversor (ou set-top box, em inglês), que deve ser ligado numa antena de UHF e no televisor. Sua função: receber o sinal digital enviado pelas emissoras e convertê-lo para a sua TV. Até mesmo quem já tem aparelhos modernos, com tela widescreen de LCD, provavelmente terá de comprar um conversor para receber a TV Digital. Os primeiros modelos de televisão com conversor integrado são lançamentos bem recentes – a Philips oferece duas versões, com telas de 42 ou 52 polegadas.

O CONVERSOR É CARO?
Depende. Como toda novidade tecnológica, o aparelho realmente não sai barato. Mas vale lembrar: na prática, o conversor é na prática um notebook sem tela, com capacidade de processamento mais alta do que a de um computador de última geração. Isso porque o equipamento tem de receber e transmitir enormes quantidades de dados em curtíssimo espaço de tempo, com alta qualidade e tolerância zero em relação a falhas. No caso específico da Philips, o desenvolvimento do conversor teve design e projeto cem por cento nacionais, mas envolveu a colaboração de praticamente toda a rede mundial de laboratórios da multinacional. Daí o custo inicial mais elevado. Com o tempo e a popularização da TV Digital, o preço tende a cair.

É DIFÍCIL INSTALAR O CONVERSOR?
Não. Ninguém precisa ser gênio em eletrônica para executar a instalação do conversor

QUEM TEM TV A CABO OU POR SATÉLITE TAMBÉM PRECISA DE CONVERSOR?
Sim. E, além do conversor, precisa ainda de antena de UHF para receber o sinal digital. Com isso, o assinante continua a receber a programação da TV paga normalmente, pelo decodificador da operadora, enquanto os sinais das emissoras abertas chegam gratuitamente até o conversor de TV Digital.

DÁ PARA COMPARTILHAR UM ÚNICO CONVERSOR COM VÁRIOS TELEVISORES?
Não. Cada televisão precisa de um conversor. O que dá para compartilhar é a antena coletiva de UHF, no caso de um prédio residencial, por exemplo. Mas os moradores de cada apartamento terão de equipar suas TVs com conversores individuais para receber o sinal digital.

PRECISO TROCAR MEU TELEVISOR ANTIGO POR UMA TV DE PLASMA OU DE LCD?
Muita gente pensa que a TV Digital só “pega” em equipamentos grandes e modernos de plasma ou LCD. Errado: qualquer televisor de tubo, mesmo um modesto 14 polegadas, também “pega” TV Digital, desde que tenha entrada de áudio e vídeo. Se sua TV foi fabricada da década de 90 para cá, fique tranqüilo: ela provavelmente está apta para se conectar ao conversor – e ao mundo da TV Digital. A diferença é que, num aparelho moderno, a imagem será melhor, com mais resolução e definição. A escolha, portanto, é toda sua. Se o seu orçamento está apertado, você pode deixar a compra de uma TV nova para mais tarde. Se o bolso permitir, basta visitar os revendedores Philips para escolher o produto dos seus sonhos.

COM A TV DIGITAL VOU PODER ASSISTIR A MEUS PROGRAMAS EM ALTA DEFINIÇÃO?
Na maioria dos casos, não. Para ver imagens em alta definição, você precisa ter uma televisão com capacidade para tanto, da categoria HD ou Full HD. Pode ser de LCD, de plasma ou até de tubo, desde que possua tela widescreen e no mínimo 720 linhas de definição; dê preferência a televisores de 1080 linhas e 1920 pontos por linha (antes de qualquer decisão de compra, verifique essa informação no manual do produto). Mas vale lembrar um dado importante: principalmente nesse período inicial, as emissoras nem sempre vão transmitir o sinal da TV Digital em qualidade máxima para o seu televisor. Cada emissora ainda vai decidir o nível de resolução de suas transmissões.

COM A TV DIGITAL VOU PODER ASSISTIR A MEUS PROGRAMAS EM ALTA DEFINIÇÃO?
Na maioria dos casos, não. Para ver imagens em alta definição, você precisa ter uma televisão com capacidade para tanto, da categoria HD ou Full HD. Pode ser de LCD, de plasma ou até de tubo, desde que possua tela widescreen e no mínimo 720 linhas de definição; dê preferência a televisores de 1080 linhas e 1920 pontos por linha (antes de qualquer decisão de compra, verifique essa informação no manual do produto). Mas vale lembrar um dado importante: principalmente nesse período inicial, as emissoras nem sempre vão transmitir o sinal da TV Digital em qualidade máxima para o seu televisor. Cada emissora ainda vai decidir o nível de resolução de suas transmissões.

O QUE É MELHOR: LCD OU PLASMA?
LCD. Essa tecnologia possibilita imagens com mais brilho e ótima visualização, mesmo sob condições de muita luz. Proporciona ângulo de visão mais amplo e um maior número de pontos de imagem na tela – ou seja, mais gente pode ver TV num mesmo ambiente, com imagens de qualidade superior. Além disso, o LCD permite que os aparelhos tenham tela mais fina e leve, com menor consumo de energia em relação ao plasma. E há, ainda, a questão do mercado: hoje, de cada cinco televisores vendidos no mundo, quatro são de LCD, que também é utilizado em 100% dos monitores de computador – o que, por si só, garante o investimento contínuo na evolução e na popularização dessa tecnologia.

POSSO COMPRAR PRODUTOS PELA TV? COMO EU PAGO?
Caso o conversor digital ou o televisor integrado seja equipado com o software de interatividade GINGA e esteja conectado a uma rede de telecomunicações, por exemplo, uma linha telefônica fixa ou celular ou acesso a banda larga, será possível a compra de produtos utilizando o controle remoto. As formas de pagamento serão definidas pelos donos do produto/serviço, mas, provavelmente, o meio usado será o cartão de crédito. Atenção: existem modelos de conversores com e sem GINGA.

VAI TER QUE MUDAR A FIAÇÃO DA MINHA CASA? É VIA TELEFONE? VAI TER INTERNET?
É possível que você não precise de uma antena externa ou coletiva e que possa simplesmente usar uma antena interna de UHF. Caso uma antena interna não seja suficiente, então terá que recorrer a uma antena externa em casa ou a uma coletiva no prédio. Se a antena externa ou coletiva não incluir a recepção de sinais em UHF, precisará ser atualizada. As TVs não vão lhe cobrar nada, pois trata-se de televisão aberta, livre e gratuita para a população. Fora de casa você poderá ver televisão, também gratuitamente, em conduções coletivas ou então instalando um receptor de TV Digital no seu carro. Também estarão a venda pequenos displays portáteis e telefones celulares capazes de captar do ar as imagens das emissoras de TV, e não terá que pagar nada às emissoras de TV por isso. As operadoras de celular vão cobrar as conexões, por exemplo, no caso de você desejar ligar seu conversor digital à linha telefônica para desfrutar da interatividade, ou desejar votar em um programa de televisão usando o seu telefone celular.

TODOS OS PROGRAMAS TRANSMITIDOS DE FORMA DIGITAL SERÃO NO FORMATO 16:9? COMO VOU ASSISTIR A PROGRAMAÇÃO 16:9 NA MINHA TV 4:3?
Nem todos os programas serão transmitidos no novo formato de tela de cinema, ou o chamado 16:9 (widescreen). Quando você receber o formato de tela de cinema no seu televisor comum, duas faixas pretas aparecerão, acima e abaixo da imagem. Como os atuais DVDs players, os conversores digitais deverão possibilitar ajustes diversos de formato das imagens pelo espectador, por exemplo, permitindo que o telespectador que disponha de uma TV 4:3 opte por eliminar as duas faixas pretas em 16:9 para ter sua tela completamente preenchida.

TODAS AS TRANSMISSÕES DIGITAIS TERÃO O ÁUDIO ESTÉREO OU 5.1?
De inicio, haverá poucos programas com áudio 5.1, que deverá ser mais freqüentes em filmes, uma vez que eles já são produzidos, hoje, com trilhas sonoras multicanais. Ao longo do tempo, mais e mais programas serão produzidos com áudio 5.1, por exemplo, programas musicais. O áudio estéreo deverá ser bem mais transmitido do que hoje, mas o áudio mono ainda deverá acompanhar produções antigas ou produtos mais simples, durante algum tempo.

SE TIVER ÁUDIO 5.1 COMO FAÇO PARA REPRODUZIR O SOM NA MINHA CASA/ESCRITÓRIO?
É necessário que o som da TV, ou do conversor digital, seja conectado a um aparelho de áudio externo 5.1, e assim o som será reproduzido nas caixas acústicas com essa característica .?É possível que alguns TVs ou conversores disponham de saídas para caixas acústicas, eliminando a necessidade de ter um aparelho de áudio adicional. É importante conferir essas características na hora da compra das TVs de LCD e dos conversores.

COMO VOU SABER QUAL É O CANAL DIGITAL DE CADA EMISSORA?
O conversor fará este trabalho para você. Você sintonizará o canal digital digitando o número do atual canal analógico de cada emissora no controle remoto de seu conversor digital ou televisor integrado. Automaticamente, ele sintonizará as transmissões digitais da emissora em questão. Caso elas não estejam no ar, então, ele sintonizará as transmissões analógicas da mesma emissora. Esse recurso tem sido chamado de canal virtual.

TENHO TV A CABO DIGITAL OU ANALÓGICA (NET/TVA) OU VIA SATÉLITE (SKY/DIRECT) NA MINHA CASA. O QUE DEVO FAZER PARA RECEBER O SINAL DA TV DIGITAL? SERÁ AUTOMÁTICO, OU SEJA, VOU RECEBER O SINAL PELO DECODIFICADOR QUE JÁ TENHO EM CASA?
As TVs por assinatura hoje transmitem digitalmente a programação das emissoras, mas não em alta definição. O assinante de TVs por assinatura terá duas opções para receber os sinais de TV Digital:?1. Comprar o conversor digital e interligá-lo a sua TV e a uma antena (que poderá ser interna ou externa, dependendo do local da residência/escritório). Ele, dessa forma, continuará recebendo a programação da TV por assinatura pela sua atual caixa da operadora de TV por assinatura, e os sinais das TVs abertas, gratuitamente, pelo novo conversor de TV Digital.?OBS: A forma de interligar as duas caixinhas às TVs irá variar caso a caso e dependerá do tipo dos diferentes modelos de caixinhas e de TVs.?2. Quando as TVs por assinatura também distribuírem por suas redes os sinais TVDigital, seus assinantes não precisarão mais utilizar o conversor digital. Mas, mesmo nesse caso, as operadoras de TV por assinatura deverão disponibilizar novascaixas para seus assinantes que terão a capacidade de alta definição.

A NET DIGITAL JÁ ESTÁ OFERECENDO A TV DIGITAL?
A NET e outras operadoras de TV a cabo vêm digitalizando suas plantas de transmissão, buscando oferecer um serviço melhor aos seus assinantes. Já a TV Digital é a nova geração de televisão aberta e gratuita, através da qual as emissoras oferecerão gratuitamente um serviço melhor ao telespectador. Por conta da TV Digital, as emissoras de TV aberta iniciarão a alta definição, que ainda não é oferecida pelas operadoras de TV por assinatura. As operadoras de TV por assinatura precisarão trocar as caixinhas para oferecer a alta definição a seus assinantes.

SOU SÍNDICO DE UM PRÉDIO QUE TEM UMA ANTENA COLETIVA, MAS NÃO TEM ASSINATURA DE NENHUMA TV A CABO. PRECISO TROCAR A ANTENA DO PRÉDIO PARA RECEBER O SINAL DIGITAL? OS CONDÔMINOS PRECISAM COMPRAR ALGUM EQUIPAMENTO ADICIONAL?
Caso a antena coletiva esteja em boas condições para receber os canais de VHF (canais 2 ao 13) e UHF (canais 14 ao 69), ela não precisará ser trocada, porém cada morador precisará comprar sua caixinha conversora, parecida com as usadas na TV a cabo ou via satélite, para poder usufruir quase todas as vantagens da TV Digital em seu aparelho atual, como a imagem perfeita e sem ruído. Porém, para ter o sinal de Alta Definição, será necessário que o morador tenha adicionalmente um televisor HDTV (High Definition TeleVision).?Vale ressaltar que as transmissões digitais ocorrerão nos canais de UHF. É possível que em alguns casos as distribuições das coletivas existentes tenham desempenho adequado apenas para recepções em VHF, ou que não estejam preparadas para distribuir toda faixa de UHF. Portanto, nesses casos será necessário incorporar a antena de UHF para receber os sinais digitais.

MORO NA FAZENDA E RECEBO O SINAL DA TV VIA PARABÓLICA. QUANDO COMEÇAR A TV DIGITAL VOU RECEBER O SINAL AUTOMATICAMENTE?
A TV Digital é a nova geração de televisão aberta terrestre, em UHF , e não está relacionada com outros tipos de distribuição, tal como a televisão distribuída via satélite, que é captada pelas parabólicas. Mas você continuará recebendo, normalmente, o sinal da parabólica.


Nota fantasmagórica:
O acima é quase a verdade absoluta. Existem algumas nuances e recursos, como por exemplo do compartilhamento de um único conversor / receiver-tuner com mais de um aparelho. Isto já foi comentado por alto, inclusive, a Transcortec (ver post anterior), deve possuir ou ter como fornecer os devices apropriados para tais instalações compartilhadas, algo como distribuidores HDMI. Ontem, encomendei online, um cabo e um adaptador DVI / HDMI para enchufar o PC no Televisor. Hoje recebi um graham bell solicitando meu CPF para a emissão da NF e aproveitei e pedi para a empresa providenciar a importação ou o desenvolvimento do splitter que permita tal compartilhamento.


HTec Multimídia
www.htecmultimidia.com.br
atendimento@htecmultimidia.com.br
Fone/Fax: + 55 51 33395978

Raphael Chagas
Atendimento ao cliente

NOTA: Existem outras empresas que comercializam produtos similares e até com preços mais em conta do que esta. A Videosonic é uma delas, pero, eles resolveram sair de férias e somente voltam no dia 5 de janeiro de 2008 - e carreta lotada não recebe frete! Oportunamente comprarei com eles (Videosonic) para comparar se a diferença é somente no preço ou na qualidade também. Cabos conectores e adaptadores (também ferramentas) quanto mais se tiver melhor será. O comprimento dos cabos varia de 1.5 / 1.8 a 15 / 20 metros, ou mais.

Não, ainda não comprei a minha televisão full HD! Tenho apenas duas de 1366 x 768 (HD ready) de 17” e 27” respectivamente. Estou decidindo entre a minha preferida Sony da linha W300, a intermediária Samsung linha Tulip e a aceitável (Por mim, claro!) Philips. Os tamanhos estão variando entre 52" e 40" e a mensalidade entre 999 e 333 merréis. Fatores ocasionais ou pontuais decidirão. Como eu não bebo tenho que decidir por mim mesmo baseado na minha capacidade de apertar o cinto (não é o pinto) por 12 meses.


#45 chris

chris

    chrixxxxxxxxxxxx!!

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Posted 27 December 2007 - 08:29 PM

Não, ainda não comprei a minha televisão full HD! Tenho apenas duas de 1366 x 768 (HD ready) de 17” e 27” respectivamente. Estou decidindo entre a minha preferida Sony da linha W300, a intermediária Samsung linha Tulip e a aceitável (Por mim, claro!) Philips. Os tamanhos estão variando entre 52" e 40" e a mensalidade entre 999 e 333 merréis. Fatores ocasionais ou pontuais decidirão. Como eu não bebo tenho que decidir por mim mesmo baseado na minha capacidade de apertar o cinto (não é o pinto) por 12 meses.

hehehe :palmas:

Se eu fosse você :xikot: esperaria abaixar mais um pouquinho. :xikot:

Mas....te conheço e sei que quando bota uma coisa na cabeça hohoho não adianta conselhos.


#46 Alexjac

Alexjac

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Posted 27 December 2007 - 08:03 AM

Minha Tv 29 pifou e lá fui eu num domingo comprar uma nova.
Cheguei no mercado e depois de 2 horas decidi numa 40 LCD (1366x768).
Achei uma full fora da realidade e seria melhor trocar meu carro por um mais
novo. Então fiquei com uma de 1366 mesmo.

Só é boa mesmo pra DVD e Alta definição. Pra transmissão standard (tv convencional),só vale mesmo pelo tamanho da telona...
Fora isso, tem que esperar uma padronização, seja UHF, antena coletiva, a cabo etc...

Justamente por achar que vai cair a full HD, eu aproveitei a promoção desta 1366x768. Qualquer coisa, qdo eu comprar a full, coloco a velha na cozinha...

Tomem cuidado com as tvs, verifiquem o contraste, o tempo de
resposta, o consumo. Tem tv aí de 50 e 60 polegadas que consomem que nem
ferro de passar roupa. No final do mês a conta de luz vai vir em alta definição...

Mas a questão é que acaba de ser anunciado novo display OLED.
Mais fino e mais econômico.

Aí a gente já começa a pensar tudo de novo...

Abraços! :palmas:


#47 Phantom who walks

Phantom who walks

    Livre Pensador

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Posted 28 December 2007 - 09:22 PM

Familiarize-se com a linguagem Vídeo / Áudio Analógico / Digital...

A/C
Alternate Channel. A função AC permite voltar rapidamente ao último canal assistido na TV.

Adaptador VHS-C
Permite a reprodução ou gravação de uma fita VHS-C (normalmente utilizada em câmeras compactas) diretamente em um videocassete VHS.

Analógico
Áudio ou vídeo representado por sinais continuamente variáveis, como os extraídos pela cabeça de reprodução de um videocassete ao entrar em contato com a fita em movimento. No processo analógico, os sinais de áudio e de vídeo são gravados e reproduzidos sem o uso de códigos ou algoritmos. (Veja Digital)

Anamórfico
Em vídeo, é um processo de gravação de imagens em que cada quadro é comprimido num disco. Durante a reprodução, a imagem é expandida para restaurar sua forma original. A expansão anamórfica é melhor se a TV é do tipo widescreen.

Antena Parabólica
Tem a função de captar as ondas eletromagnéticas transmitidas pelos satélites e concentrar em um único ponto os sinais provenientes de um satélite com o mínimo de perdas e máxima rejeição de sinais espúrios e ruídos. Existem alguns tipos de antenas, entre eles: Off Set (foco deslocado) e a Focal Point (ponto focal).

Auto Switch Off (Auto Off)
Desliga automaticamente o televisor, alguns minutos após a emissora sair do ar.

Auto tracking digital
Elimina automática ou manualmente as barras de chuviscos das fitas.

Atenuador de Sinal Telefônico - Automaticamente diminui o volume de seu som quando se está utilizando um telefone portátil no carro, conectado através de um sistema viva-voz.


Aux Lite - Caso você queira adicionar um sistema de vídeo ou equipamentos portáteis, alguns dos modelos Sony Xplod oferecem o recurso Aux Lite, no qual a entrada de aúdio UniLink pode ser utilizada como auxiliar, fazendo com que qualquer sinal sonoro seja reproduzido no seu sistema automotivo.


Altíssima Fidelidade xplod 120 db - O novo sistema Drive-S, ultrapassou os mais altos níveis de sinal ruído alcançados até hoje, de aproximadamente 103 dB. Os sofisticados circuitos garantem uma relação S/R superior a 120 dB nas saídas RCA de amplificação.


AV/OUT - Saída de áudio para reproduzir e desfrutar das imagens em outros equipamentos eletrônicos com entrada de áudio/vídeo: televisores, projetores, monitores e videocassetes.


ATRAC 3 Plus - A tecnologia ATRAC3plus (Adaptive Transform Acoustic Coding) é o formato de compressão mais avançado da Sony, que comprime a informação à vigésima parte da fonte original do CD, mantendo uma qualidade de som extremamente alta que se distingue dos outros formatos de compressão musical, evitando (por exemplo) o corte brusco dos sons de uma frequência mais alta.ATRAC3plus oferece velocidades de transferência mais baixas - 48Kbps e 64Kbps (um arquivo de 64 Kbps ATRAC3plus é equivalente a um arquivo de MP3 de 128Kbps), e também conta com uma opcão de 256Kbps.


ATT - O atenuador de toque telefônico diminui automaticamente o volume do som.


AMS - O sensor musical automático permite localizar o começo da faixa ouvida ou a anterior de forma rápida.


ACESSO DIRETO PARA GRAVAÇÃO VCD - Através do software Picture Package você pode gravar seu vídeo em um VCD rapidamente. Basta escolher no menu do software a opção "Gravação em VCD".

Blue Mute
Apresenta na tela da TV um fundo azul, quando a emissora sai do ar.

BOTÕES NO LCD - Os botões de gravar e acionar o zoom no LCD facilitam o manuseio durante a filmagem. Você pode segurar a câmera firmemente com uma mão e com a outra controlar a gravação e utilizar o zoom. Além disso, permite também maior conforto quando fizer uma autofilmagem e girar o LCD para si mesmo.

BBE MP - O melhor som em MP3 - Quando um som original é comprimido no formato MP3, uma parte dos registros dos instrumentos musicais da gravação pode se perder. Alguns modelos da linha Sony Xplod utilizam o novo processador digital BBE MP, que restaura os acordes e até recria sonoridades perdidas, aproximando a música o máximo possível da qualidade inicial antes de ser compactada. (As tecnologias BBE e BBE MP são marcas registradas de BBE Sound Inc).

BTM (Memória de Melhor Sintonia) - Busca automaticamente e armazena na mamória as estações de sinal mais intenso em ordem de freqüência.

BASE HANDYCAM - Permite que todas as conexões com TV, energia e computador sejam feitas através da base. Ela possui saída de vídeo, USB, I-Link e energia na própria base, sendo assim você pode deixar a base da sua Handycam na sala da sua casa e apenas colocá-la na base quanso quiser carregar a bateria ou conectar a câmara ao PC e TV.

BATTERY INFO - Informa em minutos e em percentual o nível de bateria remanescente. Não é necessário ligar a filmadora, basta pressionar o botão BATT INFO e verificar a informação na tela LCD.

Cabeça
Dispositivo magnético responsável pela leitura ou gravação de fitas de áudio ou de vídeo.

Cabeça Autolimpante
As cabeças de vídeo e o tambor são limpos automaticamente toda vez que uma fita é colocada ou retirada do compartimento de fitas do videocassete. Tal recurso ajuda a manter uma excelente qualidade de imagem por muito tempo, minimizando a necessidade de produtos de limpeza ou mesmo serviços profissionais.

Camada Dupla
DVDs em que os sinais de áudio e de vídeo são gravados em duas profundidades em um mesmo lado do disco. Isso dispensa a utilização dos dois lados do disco no caso de filmes cuja duração ultrapassa o espaço disponível em um único lado.

Canal Central (Center Channel)
Saída de sinal monofônico resultante da soma do canal esquerdo com o canal direito, empregado em sistemas de Home Cinema, pelo Dolby Pro-Logic e semelhantes.

CATV
Community Antenna Television. Significa sistema de TV a Cabo.

Censura de canais
Permite que o televisor seja programado para que um determinado canal só possa ser acessado através de uma senha.

C.I. (IC - Integrated Circuit)
Abreviatura de Circuito Integrado. Componente de estado sólido (semicondutor) que reúne em um só invólucro diodos, resistores, transistores, capacitores, etc. Muito empregado nos equipamentos eletrônicos, por permitir montagens leves e compactas.

Cinescópio
Nome técnico do tubo de imagem utilizado nos televisores convencionais. Ver Tipo de TV.

Cinescópio Invar
Cinescópio de última geração, promovendo imagens com maior brilho e contraste.

Closed Caption
Apresenta, através de legendas, o som original do programa, desde que o mesmo tenha sido gravado neste sistema. Nos EUA, este sistema é obrigatório, a fim de beneficiar os deficientes auditivos.

Contador de tempo real
O contador indica o tempo real (horas e minutos) decorridos da fita.

Controle para Bloqueio de Programas
Permite ao usuário criar uma senha para bloquear os canais ou determinados programas que sejam impróprios para crianças.

Controle Remoto
Permite controlar operações básicas do aparelho à distância. Existem diversos tipos de controle remoto:

Simplificado: controle com 9 ou 10 teclas que operam as principais funções do televisor.

Total: opera todas as funções do televisor.

Multimarcas: controla as funções básicas de TV, videocassete e decodificadores de TV a cabo de marcas diferentes.

Universal: este controle é projetado para comandar qualquer equipamento de áudio e vídeo.

Unificado: o controle comanda TV e vídeo de mesma marca.

Luminoso: é possível ser usado no escuro, uma vez que as teclas do controle iluminam-se automaticamente quando estão em ambiente escuro.

Controle Remoto Integrado para Banda C
Controla todas as funções do Digital Homesat e permite controlar o receptor da Banda C (parabólica).

Conversor Analógico/Digital (A/D)
Equipamento utilizado com a finalidade de transformar sinais analógicos de áudio ou de vídeo em sinais digitais. Ver Conversor Digital/Analógico.

Conversor digital/analógico de áudio de 96kHz/24
Permite a mais alta fidelidade e qualidade de som. Reproduz discos especiais de áudio com gravação de 96kHz/24 bits.

Conversor digital/analógico de vídeo de 10 bits
Permite que o sinal de vídeo seja processado com a mais alta velocidade, possibilitando uma qualidade inigualável de imagem, principalmente durante o avanço e retrocesso rápidos.

CRT
Tubo de raios catódicos. É o tubo de imagem usado nos televisores convencionais. Também é conhecido como cinescópio. O tubo de imagem normalmente ocupa muito espaço na parte traseira do televisor. Veja Tipo de TV

Decoder Interno Dolby Digital (AC-3)
Com este recurso pode-se conectar diretamente o DVD player a um receiver Dolby Digital-Ready, dispensando, assim, a utilização de um receiver Dolby Digital, normalmente mais caro.

Decodificador
Equipamento ou circuito capaz de transformar áudio ou vídeo gravados na forma comprimida em sinais que possam ser ouvidos através de um equipamento de som ou vistos na tela de um televisor. Serve também para designar um circuito que converte um sinal matriciado de áudio em múltiplos canais.

Definição de Imagem
Indica a qualidade dos contornos e a capacidade de revelar detalhes finos da imagem, como fios de cabelo, por exemplo.

Desligamento automático
Permite que o televisor seja programado para desligar automaticamente.

Digital
Sistema de gravação, reprodução ou transmissão em que os sinais de áudio ou de vídeo são representados através de números compostos apenas de 0s e 1s (binários), como na linguagem dos computadores. Isso assegura uma maior precisão na preservação da integridade dos sinais e, quando esses sinais são adequadamente filtrados, permite a eliminação de ruídos e interferências, como chiados, chuviscos e fantasmas. (Veja Analógico)

Digital Comb Filter
Circuito responsável pela separação dos componentes de crominância e luminância de um sinal de vídeo, melhorando a resolução e proporcionando imagens mais nítidas, sem interferências e distorções.

DivX
Digital Video Express. Este formato foi criado pela DivX, Inc. É um dos formatos mais novos incorporados aos DVD players. É um formato digital de compressão de vídeo baseado na tecnologia MPEG-4, com capacidade de compressão de até 10x. Um filme em DVD comprimido com DivX pode ser inserido em um único CD, sem perda significativa de qualidade. É considerado o MP3 do vídeo digital.

Dolby Digital (AC-3)
Sistema digital de compressão de áudio extremamente avançado desenvolvido pela Dolby Laboratories, Inc. Permite a geração de até 6 canais totalmente independentes: 3 para as caixas acústicas frontais, 2 para as caixas surround e mais um canal exclusivo (LFE) para alimentar um subwoofer ativo. A resposta de freqüências dos canais frontais e de surround cobre toda a faixa audível (de 20 Hz a 20 kHz), enquanto que o canal LFE cobre as freqüências de 80 Hz para baixo. O resultado é um som simplesmente espetacular, que proporciona uma sensação de envolvimento total. Para que o ouvinte sinta os efeitos especiais que essa tecnologia proporciona é necessário que a fonte tenha a codificação Dolby Digital. É o padrão adotado para o DVD e para a TV de alta definição (HDTV)

Dolby Pro-Logic
Sistema de decodificação desenvolvido pelos laboratórios da Dolby. A partir de uma fonte (fita de vídeo, disco DVD ou LD) com a necessária codificação, gera quatro canais de áudio: três frontais e um de surround. O canal de surround é distribuído para duas caixas acústicas. Os três canais frontais reproduzem toda a faixa de freqüências audíveis (de 20 Hz a 20 kHz), enquanto que o de surround tem a sua resposta limitada à faixa de 100 Hz a 7 kHz. Para que o ouvinte sinta os efeitos especiais que essa tecnologia proporciona é necessário que a fonte tenha a codificação Dolby Stereo/Dolby Surround.

Dolby Stereo
Nome do sistema de surround da Dolby na sua versão para os cinemas. O logotipo Dolby Stereo identifica também laser-discs e fitas VHS compatíveis com o sistema Dolby Pro-Logic.

Dolby Surround
Sistema de codificação do canal de surround e do canal central em uma trilha sonora com apenas dois canais (estéreo). A partir dessa trilha sonora estéreo, um decoder Dolby Pro Logic é capaz de extrair o som dos três canais frontais e do canal de surround.

Double Window e Multi PIP
O Double Window permite visualizar duas imagens/canais distintos simultaneamente na TV, sendo estas de tamanho igual e dividindo a tela ao meio. Uma das imagens/canal pode ser proveniente de uma fonte AV externa (1 tuner) ou de um outro programa/canal de uma emissora de televisão (2 tuners). O Multi PIP oferece a exibição de até 12 pequenos quadros na tela em formato de mosaico.

DTH (Direct to Home)
Conceito em sistema de transmissão de TV que permite aos sinais emitidos por satélites, a 36 mil km de altitude, chegar diretamente às residências. Utiliza mini antena parabólica com decodificador digital que recebe o sinal e o trata digitalmente, garantindo imagem de qualidade e som de CD.

DTS (Digital Theater Systems)
Sigla que identifica a empresa que criou esse sistema de compressão de áudio que é hoje o principal competidor do Dolby Digital, gerando como este 6 canais totalmente independentes. Projetado inicialmente para uso em cinemas, começa a aparecer em discos DVD. Para sua utilização, é necessário que o DVD esteja gravado com DTS e que o DVD player seja capaz de ler o disco e de passar o sinal para um receiver ou decodificador DTS.

DVD Player
Aparelho capaz de reproduzir som e imagem de alta qualidade a partir de um pequeno disco (DVD) óptico com gravação digital e leitura a laser, semelhante a um CD. Os discos DVD têm potencial para oferecer recursos especiais como comentários do diretor, entrevistas com atores, trailer de apresentação nos cinemas, making of, várias opções de idiomas para os diálogos e para as legendas e até a escolha do ângulo de filmagem preferido em determinadas cenas (desde que as informações estejam contidas no disco).

DVI
Digital Video Interface. Muito utilizada em equipamentos de vídeo digital, como nas TV de plasma, LCD e modelos de DVD player mais modernos. A conexão DVI é a melhor para se ligar a TV a um PC, por exemplo. Com ela os dados são transmitidos no formato digital, apresentando melhor qualidade de imagem (conexões como VGA, Vídeo Componente, S-Vídeo ou Vídeo Composto são analógicas).

Entrada Auxiliar
Entrada localizada na parte traseira do aparelho de som, específica para ligação de outros equipamentos como, por exemplo, um CD-player ou um videocassete.

Entrada para computador
Conexão que permite utilizar o televisor como monitor de computadores.

Entrada S-Video
Separated Video. São usados dois fios, um para transmitir as informações de imagem e outro para as informações de cor. Permite a separação entre os componentes de luminância (imagem em preto e branco) e crominância (cor). Proporciona melhor qualidade à imagem reproduzida por um videocassete Super VHS, LD player ou DVD player, garantindo um melhor aproveitamento da capacidade de alta resolução dessas fontes, quando comparada com uma entrada de vídeo composto. Ver Saída S-Video.

Entrada Vídeo Componente
Presente em alguns televisores mais sofisticados e destinada a aceitar os sinais de saída correspondentes gerados por um DVD player. O vídeo componente é um padrão intermediário entre o Separated Vídeo (S-Video) e o RGB. Neste padrão são usados três conectores, chamados Y (conector verde), Pb (ou Cb ou ainda B-Y, conector azul) e Pr (ou Cr ou ainda R-Y, conector vermelho). No conector Y são transmitidas as informações de vídeo (imagem preto-e-branco), enquanto nos outros dois conectores, as informações de cor. Através da separação do sinal de luminância (Y) dos sinais de crominância (Pb e Pr), permite aumentar a resolução de imagem e a definição das cores, quando comparada com as obtidas a partir de uma conexão S-Video ou de vídeo composto. Esta entrada permite receber sinal com o scan progressivo e suporta HDTV. Ver Saída Vídeo Componente.

Entrada Vídeo Composto
É a opção para conexão do sinal de vídeo mais comum e a mais usada nos equipamentos (utiliza conector RCA). Neste tipo de conexão (Video in), o sinal de vídeo é transmitido em apenas um fio, misturando informações de cor (crominância) e brilho (luminância) no mesmo sinal. Por este motivo, se comparada com as conexões S-Video e Vídeo Componente, é a que apresenta qualidade de imagem inferior.

Entradas de áudio e vídeo
Permite a conexão de equipamentos de vídeo e áudio ao televisor. Exemplo: VCR, câmeras, videogames, aparelho de som.

Entrelaçamento
Técnica de apresentar uma imagem de vídeo mostrando o quadro completo em duas fases seqüenciais: primeiro as linhas ímpares e em seguida as pares. Isso permite a fabricação de monitores mais econômicos. Os padrões de TV, tanto NTSC como PAL-M, empregam o entrelaçamento. Em computadores, as imagens em resoluções abaixo de 1.024 x 786 são "não entrelaçadas". Os discos DVD trazem imagens originalmente gravadas em vídeo progressivo (sistema oposto ao de entrelaçamento). Então, os aparelhos de DVD efetuam a conversão para o formato entrelaçado, de maneira a torná-las aptas junto a TVs comuns. Na conversão, ocorre perda de qualidade, de forma que melhor se faz utilizar a imagem em seu formato original. Ver Progressive Scan.

Equilíbrio de Branco
O ajuste do equilíbrio de branco é efetuado para compensar as variações de temperatura de cor provocadas por diferentes fontes de luz, de forma que o branco apareça branco na gravação e as demais cores sejam reproduzidas com maior fidelidade.

Estéreo
Sistema de som com dois canais, esquerdo e direito. No caso dos videocassetes, existem dois tipos de gravação estéreo: a linear, com as cabeças de áudio fixas e a hi-fi com cabeças giratórias. No primeiro caso, a resposta de freqüências é limitada, enquanto que no segundo ela cobre toda a faixa de freqüências audíveis (20 Hz a 20 kHz). Os videocassetes estéreo linear não são mais fabricados.

Expansion Technology (ET)
Tecnologia presente nos VCRs S-VHS mais modernos que permite gravações de alta resolução (400 linhas) em fitas VHS convencionais, dispensando o uso das fitas S-VHS reduzindo assim o custo da gravação.

Fade In/Out
Recurso oferecido por algumas câmeras de vídeo que evita mudanças bruscas nas cenas, fazendo com que a imagem apareça e desapareça gradativamente no início e no fim das gravações.

Fonte de Sinal
Nome dado a todo equipamento que gera sinal de vídeo, áudio ou ambos. Ex. CD, videocassete, DVD, etc.

Foot Print
É um diagrama que representa a área de cobertura de recepção de um determinado satélite, indicando a respectiva potência irradiada em cada contorno. Este dado determina o tamanho necessário da antena parabólica.

Formato da fita
Refere-se aos tipos de fita: VHS,VHS-S, 8mm, HI-8, Digital e Digital 8. Basicamente diferenciam-se pela resolução horizontal.

Formato 16:9
Tipo de formato de tela dos televisores widescreen (formato de tela de cinema). Estabelece a relação de 16 unidades horizontais por 9 verticais. Foi adotado como padrão para o DVD e para a TV digital (HDTV e SDTV). Também pode ser expresso na forma 1,78:1.

Formato 4:3
Tipo de formato de tela da maioria dos televisores convencionais. Estabelece a relação de 4 unidades horizontais por 3 verticais. Também pode ser expresso na forma 1,33:1.

Foto CD
Permite ver na TV as fotos que foram gravadas em CD no formato jpeg. A navegação pelo seu álbum de fotos é feita na tela através do controle remoto.

Função câmera lenta
Em um vídeo permite a reprodução da imagem em câmera lenta.

Função Wide / Cinema
Recurso da câmera que permite gravar barras nas partes superior e inferior da imagem, deixando-a com as proporções de largura de um filme de cinema.

Game
Em uma TV, esta função permite o entretenimento do telespectador, inclusive simultaneamente com um programa. Você pode se divertir enquanto assiste ou aguarda o início de seu filme ou novela favorita.

Guia Eletrônico de Programação
Mostra todos os recursos disponíveis na própria tela da TV. É uma nova maneira de escolher programas. Através dele o assinante escolhe seu programa favorito até por categoria, como esportes, notícias e filmes. É exibida também a grade horária com toda a programação da semana.

HD Ready
As interfaces do aparelho estão aptas a receber sinal de alta definição (DVI/HDMI/YUV).

HDMI
High Definition Multimedia Interface. Esta conexão digital permite ligar o sinal de vídeo em alta resolução e o sinal de áudio em multicanais, através de uma única ligação com qualidade extrema.

HDTV (High Definition TV)
High Definition TV ou TV de alta definição. É como se chama o novo sistema de transmissão de televisão digital, já adotado no Japão e nos Estados Unidos e que ainda está em fase de definição quanto ao padrão a ser adotado no Brasil. A HDTV oferece resolução cinco vezes superior à TV analógica, com imagens incrivelmente reais, que parecem até fotografias. O número de linhas que compõem as imagens deve ultrapassar o dobro, mas isto gera sinais com banda excessivamente larga, gerando problemas para transmissão e para os sistemas a cabo já existentes. As transmissões já serão feitas em widescreen (16x9), mas as emissoras podem optar por transmitir 4 programas em formato digital padrão, em vez de um só em alta definição.

Headend
Central de recepção, processamento, geração e retransmissão dos sinais para os assinantes de um sistema de TV a Cabo.

HFC
Hybrid-Fiber-Coax (Fibra Coaxial Híbrida). Tecnologia utilizada por TV a cabo analógica e digital na qual a fibra sai da central até uma região da cidade e, de lá, é derivada para cabos coaxiais que contêm o sinal de TV. É a tecnologia utilizada pelas operadoras de TV a cabo no Brasil e na maior parte do mundo.

Hi-Fi Stereo
Reprodução do som com alta fidelidade. O videocassete Hi-Fi Stereo é ideal para a utilização em sistemas de Home Theater.

Hi-Speed Zoom
Possibilita uma rápida aproximação dos objetos distantes durante o processo de filmagem.

Home Theater
Em português, Cinema em Casa. Por Home Theater entende-se a integração de produtos de áudio e de vídeo de alto desempenho, para levar até nossas casas o impacto e a emoção que se tem aos assistir a um filme em uma boa sala de cinema. Um Home Theater Dolby Pro-Logic, por exemplo, é composto dos seguintes aparelhos: 2 caixas acústicas para os canais frontais (esquerdo e direito), 1 para o canal central, 2 para o surround. Em um sistema composto de caixas tipo satélite ou bookshelf nos canais frontais e de surround é acrescentada mais uma caixa separada para a reprodução das baixas freqüências chamada subwoofer; Receiver ou amplificador com processador Dolby Pro-Logic; DVD player e /ou videocassete Hi-Fi; Televisor, idealmente de 29" para cima, com som estéreo e resolução horizontal de 500 linhas ou mais.

Iluminação Automática Acoplada
Recurso que ao detectar insuficiência de luz no ambiente aciona automaticamente a lâmpada da câmera, permitindo uma filmagem perfeita e descomplicada.

Impedância
Propriedade apresentada por um indutor ou capacitor de oferecer uma maior dificuldade à passagem de corrente alternada. Expressa-se em ohms e varia com a freqüência da corrente alternada aplicada. Define as características de um circuito elétrico para casar aparelhos de entrada e saída de sinal e potência.

Inserção de data e hora
Em uma câmera de vídeo, permite que seja inserida a data e a hora da gravação.

Jog/Shuttle
Benefício útil para comandar com apenas este botão todos os efeitos especiais de reprodução.

Karaokê
Em um DVD, refere-se à possibilidade de conectar microfones, controlar a tonalidade alterando-se semitons, eco digital com níveis de ajuste e vocal masking, criando um verdadeiro sistema de karaokê.

Laserdisc (LD)
Disco óptico de 12 polegadas contendo som e imagem. Pode ser considerado um predecessor do DVD. As imagens são gravadas através de um processo analógico e o som é digital, como no CD.

LCD
Liquid Crystal Display. Tipo de tecnologia usado nos visores de câmeras filmadoras, fotográficas digitais e computadores portáteis, além de TVs. Tornou possível desenvolver monitores e TVs mais finos na espessura, com excelente qualidade de imagem. Estas telas são ideais para serem fixadas na parede, ocupando pouquíssimo espaço e compondo um visual moderno e elegante no ambiente. As TVs LCD exigem pequenas voltagens para operar, produzindo menos calor e consumindo menos energia. O cristal líquido é aprisionado entre duas lâminas de vidro geralmente e é composto de micropartículas sólidas e fluidas, contando com uma estrutura similar à de um cilindro. Quando ligada, a TV recebe uma descarga elétrica capaz de movimentar as moléculas de cristal líquido, ativando filtros que compõem as cores das imagens. Em geral, possuem uma lâmpada de luz branca, também chamada de backlight, cuja luminosidade é filtrada – a imagem é criada pelo bloqueio ou não da luz – pelos cristais líquidos da tela em 3 cores primárias por pixel (já há modelos que usam leds de 3 cores no padrão RGB em vez da luz branca, para melhorar a performance da cor). Os pixels individuais são acessados, um a um, digitalmente. Há quem defenda que, quando as emissoras começarem a gravar e transmitir programas em um sinal melhor (HDTV), a nitidez da imagem das TVs de cristal líquido será muito maior do que a das TVs de plasma. Veja Tipo de TV.

LNBF
Ao receber os sinais do satélite, a antena parabólica concentra-os no seu ponto focal, onde encontra-se um conversor de freqüências e amplificador de baixos ruídos. Este amplificador é chamado de LNBF. A função deste aparelho é amplificar o sinal recebido e enviá-lo ao receptor/decodificador localizado na casa do assinante.

Lux
Medida da intensidade da luz. Quanto menor o número correspondente especificado para uma câmera de vídeo, maior é a sua capacidade de realizar filmagens de boa qualidade em ambientes mais escuros.

Medidor de Sinal do Satélite na Tela
Recurso que permite ao usuário medir a intensidade do sinal do Digital HomeSat na tela da TV. Desta forma, torna-se uma referência para ajustes de apontamento da antena ao satélite durante a instalação.

Modem integrado
A interatividade do sistema é garantida pela conexão do receptor/ decodificador a uma linha telefônica. Dessa forma, o fluxo de informações, como a utilização do Pay Per View, realiza-se com agilidade e precisão.

Mono
Sistema de som com apenas um canal, ou seja, sem separação entre vozes e instrumentos.

MPEG (Motion Pictures Group)
Grupo de especialistas da indústria do cinema, responsável pela padronização de diversas tecnologias de áudio e vídeo. Destaca-se a técnica de compressão de sinais digitais de áudio/vídeo conhecida genericamente por MPEG. A base teórica da compressão MPEG consiste, muito simplificadamente, em desprezar bits que o olho/ouvido humano tem dificuldade em distinguir quando vizinhos a outros mais significativos. Este efeito é usado para economizar bits, reduzindo a necessidade de espaço no meio de gravação (como o DVD), sem perda perceptível de qualidade.

MP3
O MP3 (MPEG-1 Layer 3) é um formato de áudio digital de alta qualidade bastante usado na Internet. O grande atrativo do formato é que os arquivos MP3 podem ser comprimidos até 1/12 do tamanho de um arquivo de som digital formato WAV (o mais comum para áudio digital).

Nº de cabeças
O número de cabeças de um vídeo varia e, quanto maior, melhor a qualidade da imagem transmitida.

NCTA
National Cable Television Association - associação norte-americana de operadoras, programadores, distribuidores e fabricantes de equipamentos para TV a Cabo.

Nomear canais
Função que permite dar nomes com até 4 caracteres aos canais, facilitando sua identificação durante uma busca.

NTSC (National Television System Committee)
Sistema de transmissão (broadcasting) de imagens de vídeo desenvolvido nos anos 50 nos EUA. É baseado em uma imagem de 525 linhas de definição em 60 Hz. A maioria das fitas de vídeo estão gravadas no padrão NTSC.

Obturador de Alta Velocidade
Através deste recurso, a velocidade do obturador da câmera é ajustada para captar nitidamente objetos em movimentos rápidos. Esta característica é ideal para a gravação de esportes ao ar livre ou outras cenas de ação. Quanto maior a indicação, mais rápida podem ser as cenas a serem gravadas.

Opções de Idiomas
Recurso que oferece opções de legendas em português, espanhol e inglês (quando disponíveis). Permite que o usuário assista a programas internacionais em diferentes traduções e legendas. Ideal para quem quer praticar outros idiomas ou apenas acompanhar a trilha original do programa.

Padrão MPEG2 DVB
Mais avançado sistema tecnológico de transmissão de imagem da atualidade. Elimina fantasmas e ruídos e proporciona som e imagem comparável à dos melhores videolasers.

PAL (Phase Alternating Line)
Sistema de transmissão de imagens de vídeo (broadcasting) desenvolvido originalmente na Alemanha em 1965. É capaz de reproduzir cores com mais fidelidade do que o NTSC, através de uma correção de erros por realimentação atuante a cada linha reproduzida. O sistema europeu corresponde ao PAL-G, com 625 linhas a 50 Hz. O sistema brasileiro PAL-M é uma adaptação para 525 linhas a 60 Hz. Como a maioria das fitas de vídeo estão gravadas no padrão NTSC, os videocassetes precisam ser compatíveis com os dois sistemas: NTSC e PAL-M.

Parental Lock
Recurso que permite o bloqueio de determinado canal/disco, evitando que as crianças assistam a programações inconvenientes.

Pay Per View
Sistema pelo qual o usuário escolhe eventos especiais, pagando apenas aquilo que deseja assistir. É como se o assinante tivesse uma locadora em sua casa com acesso total pelo seu controle remoto.

PIP (imagem sobre imagem)
Picture in picture (imagem sobre imagem). Recurso disponível em televisores Hi-end, que permite visualizar uma imagem pequena proveniente de uma fonte AV externa (PIP de 1 tuner) ou de um outro programa/canal de uma emissora de televisão (PIP de 2 tuners) na imagem reproduzida na tela do televisor. Ver double window e multi pip.

Pixel
A menor partícula de formação de uma imagem em vídeo. Uma maior quantidade de pixels indica melhor definição de imagem. No caso do DVD, a imagem é formada por 720 x 480 pixels.

Plasma
Este termo refere-se a um gás que consiste em elétrons positivamente carregados por partículas conhecidas como íons e partículas neutras. Contém apenas eletrodos e fósforo, o que permite construir TVs em tamanhos maiores, sem provocar aumento significativo nos preços. O display de plasma também tem sido definido como display de descarga de gás, porque opera passando eletricidade através do gás neon, transformando-o temporariamente em carregado, o que configura o Gás Plasma. A luz é gerada através de descargas no gás. Dentro do painel de plasma, a série de células verde, vermelha e azul são agrupadas em uma matriz precisa. Essas células são ativadas individualmente, criando um pixel preciso no campo de visão. O resultado é uma imagem de alta qualidade, com total uniformidade, luminosidade e ausência de distorções decorrentes de campos magnéticos. Veja Tipo de TV.

Plug & Play
Permite a sintonização dos canais de TV automaticamente, assim que o aparelho é ligado na tomada, bastando somente que a antena esteja conectada ao equipamento.

Obs. Fantasmagórica: - Não concordo com esta conceituação restrita à sintonia automática de canais. Plug and Play ao pé da letra quer dizer enchufe e use, ou enfie no nariz de porco (tomada da parede) e use. faculdade de um dispositivo de ser reconhecido e funcionar automaticamente, seja qual seja a sua finalidade de uso.

Potência
Unidade com que se mede a capacidade de amplificação de um equipamento. No caso das caixas acústicas, é a potência que a mesma pode suportar. A potência de áudio é medida em watts. A mais técnica, e que melhor reflete a realidade, é a potência RMS.

Potência PMPO
Peak Music Power Output - Potência medida através de picos de volume. Sob o nome de PMPO, existem várias formas não padronizadas de especificação de potência, sendo que nenhuma delas é reconhecida pelos organismos normativos nacionais e internacionais. A maioria dos fabricantes de produtos de áudio a utilizam nas especificações de potência apenas para que os consumidores tenham algum parâmetro de comparação, por mais precário que seja, desses produtos com os da concorrência.

Potência RMS
Root Mean Square - Medida reconhecida mundialmente. É a potência real que um aparelho de som pode gerar. É o sistema de medição de potência mais utilizado no mundo, que avalia a capacidade que tem um amplificador de sustentar potências contínuas, dentro de um determinado nível de distorção. As especificações de potência RMS são reconhecidas pelos organismos nacionais e internacionais, sendo o padrão da indústria.

Program Skip
Permite mudar de canal durante os intervalos comerciais, retornando automaticamente ao canal a que se estava assistindo, depois de um período de tempo programado (que pode ser de 30 segundos até 4 minutos em intervalos de 30 segundos).

Programa AE
Esta função torna possível a gravação com diversos efeitos especiais, que variam conforme o modelo de câmera, além de proporcionar uma excelente qualidade de imagem. Algumas opções possíveis:

SPORTS - Utiliza a alta velocidade do obturador para captar claramente as cenas de rápida movimentação. Este recurso é ideal para a gravação de corridas e outros esportes de ação rápida.

FOG - Deixa a imagem com aparência de neblina. Nevoeiro londrino.

TWILIGHT - Perfeito para cenas filmadas ao ar livre e com luz fraca, como o entardecer, fogos de artifício e cenas de amanhecer.

SÉPIA - Deixa a imagem com jeito de cinema antigo, recriando a aparência de um clássico de Hollywood.

Progressive Scan
Diferente do método de reprodução das imagens de vídeo por varredura entrelaçada (interlaced), usado praticamente desde que a TV em cores foi inventada, esta tecnologia faz o processo por varredura progressiva. Isso evita o efeito flicker nas linhas verticais, decorrentes das diferenças de sinal de vídeo das várias fontes conectadas. A imagem formada em TVs é composta de linhas horizontais, sendo que a união de todas as linhas disponíveis forma a imagem por completo. O padrão utilizado para transmissões no Brasil faz uso de 525 linhas horizontais (480 ativas e visíveis) em varredura entrelaçada. Em tal processo, a imagem é dividida em dois campos: campo de linhas pares e ímpares. O feixe de elétrons passa formando as linhas ímpares, na seqüência 1, 3, 5, 7... até 525 (total de 263 linhas ímpares), levando para isso 1/60 de segundo. Após essa passagem inicial, o feixe retorna ao “início”, para então começar a formar as linhas pares, na seqüência 2, 4, 6, 8... até 524 (262 linhas pares), levando para isso iguais 1/60. Na imagem progressiva não há estes dois campos, e sim um único campo. As imagens são formadas em linhas em ordem crescente e de forma seqüencial (1, 2, 3, 4, 5...525), gastando no processo 1/60 de segundo, ou seja, o mesmo tempo necessário para a varredura de um único campo (par ou ímpar) na imagem entrelaçada. Ou seja, o progressive scan permite maior quantidade de informações de vídeo no mesmo espaço de tempo. Com isso, as linhas horizontais praticamente desaparecem e os problemas na captação de imagens em movimento são eliminados, pois as imagens são constituídas na metade do tempo, o que elimina estágios de correção, tornando-as mais nítidas, comparáveis as do cinema (com alto grau de estabilidade e clareza). Este sistema é ideal para as transmissões de TV digital, sendo encontrado nas novas TVs de plasma e LCD. Ver Entrelaçamento.

Projeção
Tipo de TV, também conhecida como retroprojetor. Nas TVs de projeção, seu conjunto de tubos fica atrás da tela (projeção traseira). A denominação é normalmente dada aos televisores de grande porte (tela de 40 a 80"), também chamados de TVs de projeção ou TVs retro. Utilizam 3 tipos de tecnologias diferentes: tubo, processamento digital de luz (DLP) e cristal líquido (LCD). O projetor emite raios para um espelho que, por sua vez, os projeta para a tela, gerando as imagens. A tecnologia progressive scan, que dobra o número de linhas de resolução, garante a qualidade da imagem. Há equipamentos projetores frontais, que requerem uma tela, vendida separadamente, onde as imagens são projetadas e visualizadas. Veja Tipo de TV.

Quick Drive
Mecanismo que permite maior rapidez na passagem dos comandos de Stop, Rewind ou Fast Forward para Play, bem como no rebobinamento e avanço total da fita de vídeo.

Quick Guide
Permite interatividade em tempo real. Gera respostas muito mais rápidas no menu.

Quick Review
Permite rever rapidamente os segundos finais da última gravação.

RCA
Radio Corporation of America. O RCA é um padrão utilizado em praticamente todos os equipamentos de áudio e vídeo. Pode ser usado para diferentes objetivos. Os cabos RCA possuem um plugue em cada extremidade e, para a melhor identificação das funções, na maioria das vezes são coloridos, seguindo as definições abaixo: - Amarelo: Vídeo Composto - Vermelho: Canal Direito (áudio) - Branco ou Preto: Canal Esquerdo (áudio) - Laranja: Áudio Digital (também conhecido como SPDIF) - Verde: Vídeo Componente - Azul: Vídeo Componente - Vermelho: Vídeo Componente.

Receiver
Equipamento de áudio que integra receptor AM/FM, pré-amplificador e amplificador estéreo. Possui saídas para caixas acústicas e apenas entradas de áudio (toca-discos, CD, etc.).

Receiver A/V
Similar ao receiver, porém com entradas de vídeo e processador/decodificador Dolby Pro-Logic, Dolby Digital ou DTS.

Recepção de canais
Indica que o televisor está preparado para recepção de canais VHF, UHF e de TV a cabo.

Relação Sinal/Ruído
Valor que quantifica em decibéis a proporção entre o sinal de áudio ou de vídeo e o ruído de fundo, como chiado (áudio) ou chuvisco (vídeo). Quanto maior o número, menor o ruído presente no sinal de áudio ou de vídeo.

Relógio
Indica o horário na tela da TV.

Resolução
Mede a nitidez da imagem. Em computadores, a resolução é medida por pixels (horizontal x vertical). Em TVs, por linhas. Você deve tomar cuidado ao comparar resoluções em produtos diferentes. Por exemplo, a resolução 1080i ("i" de interlaced, ou entrelaçado) não necessariamente é melhor que a resolução 720p ("p" de progressive, ou progressiva). Apesar da resolução 1080i ter mais pontos (pixels) na tela, a sua varredura é entrelaçada, enquanto que, apesar de a resolução 720p ter menos pontos, por ela usar varredura não-entrelaçada sua qualidade visual (que reflete basicamente na nitidez da imagem) é melhor.

Resolução Horizontal
Medida expressa em linhas e que representa o grau de nitidez das imagens gravadas ou reproduzidas por um equipamento de vídeo. Quanto maior o número de linhas, maior a resolução. Os televisores de alta resolução são perfeitos para serem ligados, por exemplo, a um DVD.

RF (Rádio-Frequência)
Nome dado aos sinais de rádio e de TV.

RGB
Red, Green, Blue. Método de geração de cores através da combinação do vermelho, verde e azul. É o padrão no qual TVs, monitores de vídeo, projetores de vídeo e similares funcionam internamente. A conexão RGB utiliza o mesmo tipo de sinalização usado pelo VGA, mas em vez de um único cabo para transmitir todos os fios juntos e um único conector para todos os sinais, envia as informações das cores primárias de vídeo (vermelho, verde e azul) cada uma em um fio. Assim, cada sinal possui sua própria proteção contra interferências, o que não ocorre no VGA. A conexão RGB é melhor do que a VGA, mas, por ser muito antiga, monitores de vídeo modernos que usam conexão VGA oferecem uma qualidade de imagem melhor (com mais resolução e tecnologias mais avançadas) do que os que usam conexão RGB.

Ruído
Nome dado às interferências, como os chiados, que comprometem a qualidade do som. Nos produtos de vídeo, refere-se as interferências visíveis na tela, como os chuviscos.

Saída de áudio digital (óptica e coaxial)
As saídas digitais óptica e coaxial fornecem sinais gravados tanto em Dolby Digital como DTS para o receiver AV. Isso é fundamental para montar um home theater, pois estes sinais são os responsáveis pelos 5.1 canais de som surround.

Saída de Áudio Variável
Este recurso permite variar o nível de volume da saída de áudio do televisor através do ajuste de volume. Desta forma você pode conectar um equipamento de áudio à TV e fazer os ajustes de volume através do controle remoto do televisor.

Saída Pré-amplificada
Tomada de saída de áudio como as encontradas em alguns receivers. Normalmente utilizada para ser conectada a amplificadores externos com potências superiores às fornecidas pelo receiver.

Saída S-Video
Separated Video. Saída especial de vídeo de DVD players, LD players e videocassetes S-VHS. São usados dois fios, um para transmitir as informações de imagem e outro para as informações de cor. Ou seja, são separados os componentes de luminância (imagem em preto e branco) e crominância (cor). Garante uma imagem com maior resolução e menos interferências do que a obtida através de uma saída de vídeo composto. Para aproveitá-la é necessário que o televisor tenha a entrada correspondente. Ver Entrada S-Video.

Saída Vídeo Componente
O padrão vídeo componente é intermediário entre o Separated Video (S-Video) e o RGB. Nele são usados três conectores, chamados Y (conector verde), Pb (ou Cb ou ainda B-Y, conector azul) e Pr (ou Cr ou ainda R-Y, conector vermelho). No conector Y são transmitidas as informações de vídeo (imagem preto-e-branco), enquanto nos outros dois conectores, as informações de cor. Através da separação do sinal de luminância (Y) dos sinais de crominância (Pb e Pr), permite aumentar a resolução de imagem e a definição das cores, quando comparada com as obtidas a partir de uma conexão S-Video ou de vídeo composto. Para aproveitá-la, é necessário que a TV tenha as tomadas de entrada correspondentes.(Ver Entrada Vídeo Componente).

Saída Vídeo Composto
É a opção para conexão do sinal de vídeo mais comum e a mais usada nos equipamentos (utiliza conector RCA). Neste tipo de saída (Video out), o sinal de vídeo é transmitido em apenas um fio, misturando informações de cor (crominância) e brilho (luminância) no mesmo sinal. Por este motivo, se comparada com as conexões S-Video e Vídeo Componente, é a que apresenta qualidade de imagem inferior.

Saídas de áudio
Indica a existência de terminal de saída para conexões de áudio.

SAP
Second Audio Program. Segundo canal de áudio, que permite a audição do idioma original de programas dublados, quando a emissora de TV estiver transmitindo com esta opção.

Satélite
Um satélite de comunicação é um repetidor de sinal localizado no espaço. Ele recebe o sinal que passa por um sistema de antenas, um receptor, um conversor de freqüência, um transmissor, um amplificador e depois é enviado de volta para uma determinada região da superfície terrestre.

SDTV
TV Standard Definition. Tipo de TV digital que possui praticamente a mesma resolução da TV analógica, mas sem os chuviscos e efeito fantasma na imagem.

SECAM (Sequence Couleur à Memoire)
Sistema de transmissão de imagens de vídeo (broadcasting) introduzido originalmente na França em 1965. É capaz de reproduzir cores com mais fidelidade que o NTSC e o PAL, através de um mecanismo de separação no tempo dos componentes de cor.

Seleção automática de canais
Memoriza automaticamente os canais de TV disponíveis em sua região, saltando os canais não disponíveis.

Sensibilidade
O sinal necessário na entrada de um equipamento necessário para se obter um nível pré-determinado na saída do mesmo. Quanto menor o número, mais sensível o aparelho. Em sonofletores, o volume em decibéis que o mesmo produzirá a um metro quando submetido a um sinal de 1 watt (2,83 volts).

Separação de Canais (Channel Separation)
Nível de separação entre os sinais presentes em cada um dos canais de um sistema de som estereofônico ou com mais canais. Expressa-se em dB

Sistema de cor
Os sistemas de recepção de cores utilizados no mundo são diferentes.

PAL-M: utilizado no Brasil

NTSC: utilizado nos EUA

PAL-N: utilizado na Argentina, Paraguai e Uruguai

Quando um televisor trabalha em mais de um sistema, permite sintonizar canais e acoplar um videocassete que funcione em sistemas diferentes do Brasil.

Skip de comerciais
Em um vídeo, refere-se à capacidade de avançar a fita em 30 segundos, voltando para o modo reprodução automaticamente, fazendo desta função ideal para "pular" os comerciais gravados durante uma programação.

Sleep Timer
Função que programa o aparelho para desligar-se automaticamente após determinado período de tempo.

Smart Card
Cartão que acompanha o decodificador e que permite a habilitação do sistema.

Smart Lock
Esta função em uma TV permite bloquear canais selecionados com o uso de uma senha. Assim, pode-se evitar que crianças assistam a canais impróprios.

Smart Picture
Ajustes prontos de imagem, que podem ser escolhidos de acordo com o tipo de programa a ser exibido na TV.

Smart Sound
Ajustes prontos de som, que podem ser escolhidos de acordo com o tipo de programa a ser exibido na TV.

SRS
Efeito desenvolvido pelos laboratórios da SRS para simular uma sensação de envolvimento ou surround com o uso de somente duas caixas acústicas.

Subtitles
Legendas de um filme. A maioria dos discos DVD produzidos para a Região 1 (Estados Unidos e Canadá) vem com legendas em três idiomas (Inglês, Francês e Espanhol), enquanto que os da Região 4 (Brasil) costumam ter legendas em Inglês, Português e Espanhol. No entanto, podem existir discos com até oito idiomas, pois o formato permite essa capacidade.

Super VHS
S-VHS. Aprimoramento das fitas comuns de VHS. Traz qualidade de até 400 linhas de resolução, enquanto as VHS apresentam cerca de 240 linhas.

Surf
Retorna seqüencialmente aos últimos canais assistidos. Esta função facilita o "zapping" de canais.

SVGA
Super VGA. Uma evolução natural do VGA. Uma placa de vídeo SVGA é capaz de exibir 24 bits de cor, ou seja, vários milhões. Isto é o suficiente para o olho humano não conseguir perceber diferença nas cores de uma imagem exibida no monitor e de uma foto colorida, por exemplo. Por isso, as placas de vídeo SVGA são também chamadas de "true-color" ou "cores reais". Suporta vários modos de vídeo diferentes, que vão desde 320 x 200 pontos com 32 mil cores, até 1280 x 1024 pontos com 16 milhões de cores. Os monitores SVGA mais atuais muitas vezes suportam resoluções superiores a 1600 x 1200. Em um painel HDTV, este tipo de conexão permite ligá-lo a um PC ou computador portátil, tornando-o um monitor de grandes dimensões.

Tamanho da tela
Medida diagonal do televisor em polegadas.

Tela Azul
Recurso presente em televisores que permite trocar a tela com chuviscos, quando a recepção é muito ruim ou o canal está vazio, por uma tela azul. Ao mesmo tempo, o ruído de áudio é também eliminado.

Tela Plana
Nome utilizado para definir os cinescópios sem curvatura, ou seja, que tendem fisicamente para um plano perfeito.

THX
Marca registrada da Lucasfilm para equipamentos de cinema e de home theater, além de fitas de vídeo, discos LD e DVD. Identifica conformidade com os parâmetros por ela estabelecidos para utilização comercial. O objetivo é manter a maior consistência possível na qualidade sonora e de imagem, de tal maneira que os filmes sejam vistos e ouvidos da forma como foram idealizados pelos seus diretores.

Timer ON/OFF
Recurso de vários equipamentos que permite ligá-los e/ou desligá-los no horário desejado.

Tipos de TV
CRT: Conhecido como cinescópio, é o tubo de imagem (Tubo de Raios Catódicos) usado nas TVs convencionais, que normalmente ocupa muito espaço na parte traseira do aparelho. Existem atualmente modelos convencionais com tela plana.

PLASMA: Estas TVs têm qualidade de imagem impressionante com resolução superior. A tela é muito fina e mais leve em relação às TVs convencionais (podem ser penduradas na parede). Opera passando eletricidade através do gás neônio ou xenônio, transformando-o temporariamente em carregado, o que configura o Gás Plasma. A série de células verde, vermelha e azul são agrupadas em uma matriz e são ativadas individualmente, criando um pixel preciso no campo de visão. Ao contrário das TVs convencionais, onde a imagem é varrida ao longo da tela, no plasma todos os pixels acendem simultaneamente.

LCD: É ideal para fixar na parede, compondo um visual moderno e elegante. Exige pequenas voltagens para operar, produzindo menos calor e consumindo menos energia. O cristal líquido é aprisionado entre duas lâminas de vidro geralmente e é composto de micropartículas sólidas e fluidas, contando com uma estrutura similar a de um cilindro. Quando ligada, a TV recebe uma descarga elétrica capaz de movimentar as moléculas de cristal líquido, ativando filtros que compõem as cores das imagens. Possuem uma lâmpada de luz branca, também chamada de backlight, cuja luminosidade é filtrada – a imagem é criada pelo bloqueio ou não da luz – pelos cristais líquidos da tela em 3 cores primárias por pixel.

PROJEÇÃO: Denominação dada às TVs de grande porte (40 a 80"), também chamadas TVs de retroprojeção. Seu conjunto de tubos fica atrás da tela (projeção traseira) e utilizam 3 tipos de tecnologias: tubo, processamento digital de luz (DLP) ou LCD. O projetor emite raios para um espelho que, por sua vez, os projeta para a tela, gerando as imagens. Há equipamentos projetores frontais, que requerem uma tela, vendida separadamente, onde as imagens são projetadas e visualizadas.

Tracking Digital Automático
Este sistema permite eliminar automaticamente possíveis barras e "chuviscos" indesejáveis na imagem, proporcionando a melhor qualidade possível, mesmo com fitas alugadas.

Tuner
Circuito ou equipamento cuja função é captar os sinais das emissoras de rádio ou TV. Normalmente vem embutido nos televisores, videocassetes e receivers, mas também pode ser adquirido à parte (no caso do sintonizador AM/FM). Pode ser analógico ou digital.

TV digital
É o futuro das transmissões de TV e irá substituir a TV analógica. Engloba a TV de resolução padrão (Standard Definition TV) e de alta resolução (High Definition Television, HDTV), mais transmissão de dados para – entre inúmeras possibilidades – fazer compras pela TV ou votar. A TV digital (tanto SDTV como HDTV) também permite às emissoras transmitir vários canais de som surround, para o telespectador ter um ótimo som combinando com a alta qualidade da imagem. Existem vários padrões de resolução para a TV digital: 480i (“i” de interlaced, ou entrelaçado), 480p (progressivo), 720p e 1080i. O formato SDTV (Standard Definition TV) faz uso das definições padronizadas para transmissões digitais, utilizando imagens com 480 linhas ativas (entrelaçadas ou progressivas). Já o padrão HDTV (High Definition) utiliza 720p ou 1080i, sendo estes verdadeiramente de “alta definição”.

TV por assinatura
É um serviço que distribui o melhor da programação mundial, mediante o pagamento de uma mensalidade.

Up Link
Uma antena parabólica transmite os sinais da Terra para um satélite específico. Esta subida de sinal é o Up Link. A antena de recepção localizada no satélite capta estes sinais e os envia para circuitos específicos que os convertem para outra faixa de freqüência, são amplificados e retransmitidos para a Terra.

VCR
Videocassete. Vem da abreviatura de Video Cassete Recorder.

Velocidade de Gravação
Nos videocassetes, o processo de gravação de imagens pode funcionar em até 3 velocidades: SP (Standard Play) - Gravação com duração de 2 horas; LP (Long Play) - Gravação em 4 horas; e SLP (Super Long Play) - Gravação em 6 horas. A velocidade SP, a mais rápida, é padrão nas gravações em todo mundo, pois permite melhor qualidade de som e imagem.

VGA
Video Graphic Adapter. Em um painel HDTV, este tipo de conexão permite ligá-lo a um PC ou computador portátil, tornando-o um monitor de grandes dimensões. Oferece boa qualidade de imagem, pois usa fios independentes para cada sinal de vídeo (vermelho, verde, azul, sincronia horizontal e sincronia vertical), mas é inferior ao padrão DVI. O VGA foi uma grande revolução sobre os padrões de vídeo mais antigos. Em modo gráfico a resolução é de 640 x 480, com a exibição de 256 cores simultaneamente, que podiam ser escolhidas em uma palheta de 262.000 cores. Mais tarde, foi aperfeiçoado para trabalhar também com resolução de 800 x 600, com 16 cores simultâneas. O conector VGA tem 15 pinos.

VHS Hi-Fi
Videocassete com alta qualidade de som estéreo.

VHS (Video Home System)
Formato padrão de videocassetes domésticos. Hoje é o sistema - de fitas - mais utilizado no mundo.

VHS-C
Sistema de fitas compactas utilizadas em câmeras de vídeo e compatível com 95% dos videocassetes que existem no Brasil. Utilizando-se um adaptador do tamanho de uma fita VHS normal, que faz parte dos acessórios da câmera, é possível reproduzir as fitas gravadas pela câmera em qualquer videocassete VHS.

Visor Colorido de Alta Resolução
Permite uma visão mais realista das cenas filmadas pela câmera.

Widescreen
Formato de tela padrão 16:9, ou seja, a relação estabelecida é de 16 unidades horizontais por 9 verticais. É o mesmo usado nas telas de cinema.

Woofer
Alto-falante utilizado para reproduzir as baixas freqüências (graves).

X-Bass (Extra Bass)
Sistema que reforça as baixas freqüências, dando maior ênfase aos sons graves.

Zoom Digital
O zoom digital processa a imagem da câmera e aproxima os elementos digitalmente. Não é um zoom real.

Zoom ótico
Em uma câmera de vídeo, indica a quantidade máxima de aproximação (em vezes) da imagem que está sendo gravada.


#48 Phantom who walks

Phantom who walks

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Posted 01 January 2008 - 12:49 AM

O primeiro modelo LGe "Full-HD" c/ sintonizador híbrido Analógico / Digital. Até então, dispúnhamos de dois modelos Samsung e dois modelos Philips. A Sony do Brasil (sempre a Sony sacaneando os consumidores de seus produtos) está apostando na venda de conversores em separado e ainda não lançou, nem pretende lançar tão cedo, um modelo no Brasil com conversor integrado... Pero no és duca???!!!


LG - 42LB7DF
Tv Monitor LCD 42" com Conversor Digital Integrado / FULL HD (1920x1080) /
Tempo de resposta 5 ms / 3 Entradas HDMI / Conexão USB - Saídas de áudio digitais: Óptica e Coaxial


Posted Image

Sintoniza os novos canais de TV Digital, sem precisar de um set-top-box separadamente.

O que muda e vantagens LG:
- Imagens perfeitas e sem ruídos.
- Bloqueio de programação por faixa etária.
- Visualização da programação da TV aberta, se a emissora disponibilizar.
- Multicanal: cada emissora pode exibir mais de uma programação ao mesmo tempo.


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Principais Características

Resolução: 1.920 x 1.080 pixels.
42 polegadas.
Conexões: USB, HDMI (3), Áudio Digital (óptica / coaxial).
Alto contraste: 10.000:1.
Tempo de resposta: 5 ms (o menor da categoria!).
Outras Características

Tecnologia

Tecnologia LCD FULL HD (A máxima qualidade de imagem).
Televisor com sintonizador Digital integrado (ISDB-T).
Sistema híbrido: sintoniza sinal digital e analógico.
Resolução: 1.920 x 1.080 pixels.
Alto contraste: 10.000:1.
Tempo de resposta: 5 ms (o menor da categoria!)
Conexão USB: Fotos e músicas.
Imagem

Resolução: 1.920 x 1.080 pixels.
XD Engine.
Formato Tela: 16:9.
Ângulo de visão: 178º x 178º.
Brilho: 500 cd/m2.
Trinorma: PAL-M / N / NTSC.

Áudio
Estéreo/SAP.
Potência de áudio: 20W RMS.
AVL (Auto Volume Level).
Ajuste de Áudio: Graves / Agudos / Balanço.

Conveniência

Simplink: Controla outros aparelhos através Da entrada HDMI.
Ajuste formato tela: por programa, 4:3, 16:9, Zoom 1, Zoom 2, just scan (transmissão original).
Ajuste temp. cor (ACC): quente/frio/normal/pessoal.
Outros ajustes imagem:vivo, natural, filme, jogos, Esportes, expert 1 e expert 2.
Pré-ajustes áudio: std/música/cinema/esportes/user.
Áudio: Dolby Digital Decoder, Surround System.
Relógio: On-Off Timer / Sleep Timer / desl. Aut.
Bloqueio de canais / bloqueio de teclas.
Closed Caption/Função Mute.

Conexões

Conexão USB: Fotos e músicas.
Conexão HDMI x 3 (possibilita conectar simultaneamente Home, Games e outros dispositivos digitais).
2 Entradas Vídeo Componente.
2 Entradas A/V.
2 Entrada S-Vídeo.
2 Saídas de Áudio Digital (óptico/coaxial).
1 Saída de Áudio.
1 Entrada RGB.
1 Entrada Áudio PC.
1 Entrada RS-232.
1 Entrada para TV a Cabo.
1 Entradas RF.

--------------------------------------------------------------------------------

Especificações Técnicas

Cor: black piano.
Alimentação: 100~240v
Consumo médio: 160W.
Consumo stand by: 1 W.
Dimensões Sem Base (LxAxP): 1033X687X89 mm.
Peso Sem Base: 20,4 Kg.
Dimensões Com Base (LxAxP): 1033X749X283 mm.
Peso Com Base: 26,3 Kg.
Garantia de 1 ano.

Obs. fantasmagórica: ainda não entendi porque estes cabras não estão disponibilizando uma saída analógica de vídeo (exceto Philips) nos novos televisores. Se, pelo menos, já houvessem lançado no nosso mercado um gravador de DVD de mesa com tuner digital! Por estas e outras é que eu estou na dúvida se compro uma full HD sem ou com conversor built in. Chambinho que, por enquanto, irei usando a minha Hyundai Ready to HD (1366p x 768p) que possui saída de vídeo analógico.


#49 Phantom who walks

Phantom who walks

    Livre Pensador

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Posted 03 January 2008 - 04:07 PM

Ontem, encomendei online, um cabo e um adaptador DVI / HDMI para enchufar o PC no Televisor.

HTec Multimídia
www.htecmultimidia.com.br
atendimento@htecmultimidia.com.br
Fone/Fax: + 55 51 33395978

Raphael Chagas
Atendimento ao cliente

Pois é, pois é!...

Sabem que até hoje (03/01/2008), o objeto ainda não havia chegado! Então, resolvi rastrear no site dos Correios... Tava lá, recebido pelo CEE de Niterói no dia 28/12 e dado a saída para a entrega no mesmo dia. Não é que o carro dos Correios foi assaltado e toda a carga de encomendas roubada!... Pero, no és duca?

Solução: O vendedor de Porto Alegre vai ter que entrar em contato com os Correios pelo 08005700100, registrar uma queixa e reenviar o meu objeto. Nos bastidores tratará com os Correios o ressarcimento do prejuízo.


#50 chris

chris

    chrixxxxxxxxxxxx!!

  • Super Modera
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Posted 03 January 2008 - 08:30 PM

Não é que o carro dos Correios foi assaltado e toda a carga de encomendas roubada!... Pero, no és duca?

Nossa...a situação está ficando crítica :palmas:





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